sexta-feira, 23 de maio de 2008

PROJETO DANÇA NAS ESCOLAS

PROFESSORA E DIRETORA DA CIA

ELIZETE MASCARENHAS


INSTRUTORES DA CIA DE DANÇA ELIZETE MASCARENHAS

LORRANA SILVA-
MARIANA CARVALHO
STEPHANIE PAES
ELTON RANGEL
GABRIEL MARINS
MARCOS PAULO

CURSO: DANÇAS EM GERAL ( BALLET CLÁSSICO, MODERNO E CONTEMPORÂNEO, JAZZ, SAPATEADO,DANÇA AFRO, DANÇA DO VENTRE,STREET DANCE, LAMBAERÓBICA, DANÇA DE SALÃO,DANÇAS FOLCLÓRICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS,ETC)
PROFª : ELIZETE MASCARENHAS
CATEGORIA: ARTISTA-BAILARINA E MAITRE EM BALLET
TELEFONES PARA CONTATO, 9194-6601, 86142109
INSTITUIÇÕES: ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARTICULARES E PÚBLICAS,ASSOCIAÇÕES,CLUBES E CONDOMÍNIOS.


Este projeto tem como objetivo maior, levar a arte da dança à crianças, adolescentes, adultos e a pessoas da melhor idade nas escolas, clubes, associações ou onde for possível

Desde os primórdios, os homens dançavam para agradar a os Deuses, por isso a dança é uma cultura milenar.

Assim, dançar é transmitir um certo estado de espírito, uma maneira de se ver e de ver o mundo, de sentir plenamente o seu corpo e utilizá-lo para conhecer os outros sentimentos e sensações.

Sob o aspecto educacional, deve alicerçar-se no pressuposto básico de que a interação, aluno – professor é um suporte estrutural para a concretização do Fenômeno Educativo.

“ A DANÇ A É UMA MEDITAÇÃO, UM MEIO DE CONHECER A INTROVERSÃO E A EXTROVERSÃO”.
(Maurice Bejart)

OBJETIVOS GERAIS

Socialização;
Desenvolvimento do senso estético;
Aumento da saúde física e mental;
Satisfação da necessidade de auto-expressão;
Domínio do corpo em movimento;
Reforço do esquema corporal;
Transformação da capacidade em habilidade;
Expressão dos sentimentos através do corpo;
Combinação dos movimentos;
Trabalhos das condições psico-motoras ;
Montagem de coreografias, apresentações e espetáculos

OBJETIVO ESPECÍFICO

Levar a arte da dança à todos sem distinção de sexo,idade, condição sócio –econômica ou religião, explorando assim o potencial artístico de cada um e também dando melhores condições físicas e mentais para todos que assim desejarem.

ALUNOS- ALVOS

Baby-Class..............................................03 à 05 anos
Infantil.....................................................06 À 08 Anos
Infanto-Juvenil.........................................09 À 11 Anos
Juvenil................................................... .12 À 16 Anos
Adulto.....................................................Acima De 17 Anos
Sênior......................................................Acima De 55 Anos


]
PROCEDIMENTOS:

Aulas práticas
Aulas teóricas
Testes e provas
Graduação dos bandos (níveis)

Branco
Rosa
Amarelo
Laranja
Cinza
Azul Claro
Verde Musgo
Vinho
Verde Água
Vermelho
Lilás
Azulão
Bege
Azul Marinho
Preto

OBS:Há a utilização de apostilas e livros, há testes e provas práticas e teóricas.
.

CONTEÚDO:
Posições dos pés e braços
Exercícios de centro e barra
Transferências
Nomal
Por baixo ( pliês)
Por cima (relevés)
Locomoções
Giros
Meio giro
Giros inteiros
Piruetas
Quedas:
_ movimentos onde há mudança de nível e de base de sustentação
Saltos:
_perda momentânea do contato com solo.
Correção postural
Exercícios de flexibilidade
Ritmo
Movimentos ginástico-rítmicos
Movimentos rítmicos-plásticos
Seqüências rítmicas
Relaxamento

OBS: Há um diferencial de níveis por faixas etárias








“ A DANÇA PERMITE SEU SOL IRRADIAR-SE PELO MOVIMENTO”
(JOSÉ LIMON)

“ O GESTO É O AGENTE DIRETO DO CORAÇÃO”
(DELSARTE)
A PSICOLOGIA E A DANÇA:


A dança moderna sob o enfoque psicológico, tem um compromisso irreversível com o corpo. Através da dança o indivíduo busca a naturalidade interior e a espontaneidade original. Sob esse aspecto cria um clima que facilita cada um regular seu envolvimento, podendo experimentar novas formas de comunicação.

O homem sendo potencialmente autônomo, possuindo um impulso para experimentar sua plena realização e se autodesenvolver na existência de sua natureza humana, encontrando , nessa forma de dança, a aceitação incondicional de si mesmo como indivíduo e a valorização de sua agilidade individual, liberta-se interiormente e libera sua criatividade.

Tomando como ponto de vista a dança contemporânea,temos:
A psicologia geral que propõe estabelecer características comuns aos fenômenos e as atividades psíquicas,sejam quais forem seus objetivos;
Psicologia diferencial –propõe ao contrário descobris as diferenças específicas em relação a presença ou ausência de certas variáveis tais como, idade,sexo,etc
Psicologia introspectiva- o indivíduo atua, se observa e é observado enquanto realiza sua atividade
Psicologia extrospectiva baseada na observação, constitue a denominada psicologia experimental.
Psicologia reflexológica- criando determinadas situações experimentais que conduzam à produção, diferenciação e a extinção dos chamados reflexos condicionados.








CURRICULUM ARTÍSTICO
ELIZETE FERREIRA MASCARENHAS





NOME ARTÍSTICO: ELIZETE MASCARENHAS
ENDEREÇO: AV:04, QUADRA 48 ,LOTE 03 Nº 717 -ITAIPÚ – NITERÓI- RJ -BRASIL
TELEFONES PARA CONTATO: 2608-4258, 9194-6601, , 92980666
DATA DE NASCIMENTO: 25/11/1961

REG. DE BAILARINA:20851 LIVRO 94 FOLHA 87 SPD(SIND. DOS PROF. DA DANÇA)

ESCOLARIDADE

3º GRAU
EDUCAÇÃO FÍSICA (UNIV. GAMA FILHO)
COMUNICAÇÃO SOCIAL (UNIVERSO)

CURSOS

VÁRIOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ED. FÍSICA
VÁRIOS CURSOS DE DANÇA
CURSO DE MODÊLO E MANEQUIM
CURSO DE TEATRO

DADOS PROFISSIONAIS

ARTISTA-BAILARINA E MAITRE EM BALLET, COREÓGRAFA, PROFESSORA DE DANÇA, ATRIZ AMADORA, MODÊLO E MANEQUIM, APRESENTADORA DE RÁDIO E DE EVENTOS, RECREADORA,DIRETORA DE ESPETÁCULOS MUSICAIS,COREÓGRAFA DE CONCURSOS DE MISS, PRODUTORA DE EVENTOS, CERIMONIALISTA




EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS: PROFISSIONAIS E AMADORAS

· PROGRAMAS DE TV ( FANTÁSTICO, CHICO ANÍSIO SHOW, OS TRAPALHÕES,
NOVELAS, ETC.)
· PARTICIPAÇÕES EM FILMES DE CINEMA
· MONTAGEM DE ESPETÁCULOS MUSICAIS
· DESFILES PARA M DIVERSAS GRIFES
· COREOGRAFIAS PARA CONCURSOS ( MISS CARIOCA, MISS RIO ANTIGO, MISS SÃO GONÇALO, MUSA DA COPA, RAINHA DO CARNAVAL DO RJ (RIOTUR), GAROTA PLIN UNIBANCO, ENTRE OUTROS
· CERIMONIAIS DE 15 ANOS E CASAMENTOS
· FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO ( RECREADORA )
· ESTÁGIO NA ABBR RJ
· PROFESSORA DE DANÇAS (BALLET CLÁSSICO, MODERNO E CONTEMPORÂNEO, JAZZ, SAPATEADO, DANÇA DE SALÃO, DANÇA AFRO, DANÇA SENIOR, DANÇA DO VENTRE, DANÇAS FOLCLÓRICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, STREET DANCE, LAMBAERÓBICA , ETC.)
· DIREÇÃO DE ACADEMIAS
· DIREÇÃO DE AGÊNCIA DE MODELOS
· DIRETORA E EMPRESÁRIA DA COMPANHIA DE DANÇA ELIZETE MASCARENHAS
· DIRETORA E IDEALIZADORA DO ” PROJETO DANÇA NAS ESCOLAS”QUE FUNCIONA HOJE EM OITO ESCOLAS PARTICULARES
· EVENTOS CÍVICOS, ESCOLARES E EMPRESARIAIS
· COMUNICAÇÃO E DIREÇÃO DE PROGRAMA DE RÁDIO
· AULAS DE DANÇA DO VENTRE ( ACM - RJ (ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS), AED(ASSOCIAÇÃO DOS EMPREGADOS DA DATAPREV), SERJUS(ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL))
· AULAS DE MODELO E MANEQUIM
GRUPO FOLCLÓRICO DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO
· ESCOLAS QUE JÁ FUNCIONARAM E FUNCIONAM O PROJETO DANÇA NAS ESCOLAS; COLÉGIO SÃO GONÇALO, COLÉGIO DOM HELDER CÂMARA, COLÉGIO RAUL VEIGA,COLÉGIO ALCÂNTARA, , COLÉGIO SANTA TEREZINHA COLÉGIO SÃO FRANCISCO- COLÉGIO SÃO VICENTE DE PAULO , UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ- FACULDADES PESTALOZZI- ACADEMIA ESPAÇO CORPO A CORPO, COLÉGIO ITAPUCA- ,CIEP 403- ,CIEP 422 , PROJETO CRESCER E VIVER –(CIRCO DE SOLEIL)

SÓCIA FUNDADORA DO INSTITUTO GRÃO(ONG DE ITAIPUACÚ)
PROFESSORA E COREÓGRAFA DO PONTO DE CULTURA NITERÓI OCEÂNICO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA
PROF DE DANÇA DO CCARO(CENTRO CULTURAL ARTÍSTICO DA REGIÃO OCEÂNICA




Dança Educação

Com o intuito de direcionar o professor de dança em sua atuação docente,elaboramos uma divisão de fases ou etapas neuro-fisiológicas e psicossociais com a intenção de traduzir em termos concre-tos e efetivos a direção de uma ação pedagógica configurada pela Dança / Educação a nível de ensino infantil, fundamental e de 1º e 2º graus.Esta divisão se respalda nas teorias do movimento, seqüências do desenvolvimento das habilidades motoras ,e enfim ,execução de atividades.

1ª fase- de 03 a 05 anos (baby class)
Nesta fase os movimentos estarão relacionados ao nível sensório-motor,movimentos básicos como andar, correr, saltitar(movimentos naturais)

2ª fase - de 05 a 08 anos (preliminar)
Percepção dos movimentos fundamentais como correr mudando de direção, saltar de forma coordenada executar os movimentos de uma forma pouco mais complexa usando deslocamentos.As
atividades partem do fundamental para uma execução específica com maior precisão .

3ª fase - de 09 a 11 anos (infanto-juvenil)
A fase se caracteriza pela capacidade de combinação de movimentos fundamentais, movimentos elaborando formas e movimentos complexos ( quantidade e qualidade) . A execução nesta fase já
está mais ligada diretamente a técnica na aquisição de destrezas e habilidades com performance.

4ª fase – de 12 a 16 anos (juvenil)
Exploração de movimentos analíticos associados aos padrões de técnica de execução.o nível de eficiência dos movimentos já permite maior rapidez, perfeição, dinâmica na assimilação e reação dos padrões motores. As combinações coreográficas possibilitam nesta fase configurações espaciais variadas dos movimentos

5ª fase acima de 17 anos (adulto)
Uso da sensibilidade de forma objetiva utilizando técnica acima de tudo com uma grande dose de expressividade.Nesta fase há uma interligação entre material / tempo / espaço/ expressão/ técnica


É de máxima importância o princípio do respeito das particularidades etárias e individuais que o ensina da aprendizagem faz, considerando-se a orientação de nós docentes para selecionar e organizar princípios pedagógicos e didáticos metodológico.Este princípio é evidente para orientação do professor de dança cuja preocupação em ajustar e adequar o processo com vistas:

...”Contemplação do estado de desenvolvimento característico de cada turma no tocante
aos diferentes aspectos inerentes à aprendizagem e exercitação motora,desenvolvi-
mento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas e performances artísticas.
Respeito pelas particularidades de cada nível ou faixa etária e de cada sexo na
escolha dos exercícios corporais na dosagem das cargas de esforço fisiológico
geral ,assim como na regulação psicopedagógica do ensino e estratégias para
orientação e condução dos objetivos previstos para seu rendimento”
(Curt Sachs)

Professora Elizete Mascarenhas


REALISE DA CIA DE DANÇA ELIZETE MASCARENHAS

A CIA DE DANÇA ELIZETE MASCARENHAS ANTERIORMENTE DENOMINADA GRUPO DANÇARTE, EXISTE HÁ 31 ANOS, MINISTRANDO AULAS DE DANÇA NOS MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO, SÃO GONÇALO,NITERÓI, ITABORAÍ, RIO BONITO E TANGUÁ FORMANDO ASSIM NOVOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DA DANÇA. A CIA É DIRIGIDA PELA ARTISTA- BAILARINA E MAITRE EM BALLET ELIZETE MASCARENHAS, REGISTRADA NO SPD-(SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DE DANÇA DO RJ), TENDO REALIZADO MUITOS TRABALHOS COM SUCESSO.
HOJE MUITOS ALUNOS QUE COMEÇARAM NA CIA, DESPONTAM NO MERCADO DA DANÇA COMO INSTRUTORES EM VÁRIOS ESTABELECIMENTOS DE SÃO GONÇALO, NITERÓI ,RJ E ATÉ NA ÁFRICA DO SUL





CORPO DOCENTE:

ARTISTA BAILARINA E MAITRE EM BALLET: ELIZETE MASCARENHAS

INSTRUTORES:
–LORRANA SILVA-ELTON RANGEL-GABRIEL MARINS–
MARIANA CARVALHO - STEPHANIE PAES – DANIELLE PEREGRINO
BRUNO MASCARENHAS- MARCOS PAULO

Estilos de danças

*Ballet Clássico, Moderno e Contemporâneo
*Jazz e Sapateado
*Street Dance, Hip Hop
*Lambaeróbica
*Dança de Salão
*Dança Afro
*Dança do Ventre
*Danças Folclóricas
*Dança teatral,
*Arte Circense.
















ESPETÁCULOS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS DA CIA


1997-ACORDA MUNDO DESCOBRIRAM O BRASIL
1998-NAS ONDAS DO RÁDIO
1999-SONHOS E MISTÉRIOS
2000-ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE
2001-LUZ ,CÂMERA, AÇÃO
2002-ANDANÇAS
2003-CAIA NA GANDAIA
2004- VIBRAÇÕES
2005-O QINTO ELEMENTO
2006-SINOPSES



ESPETÁCULOS DE 2007

CARIOKICES
CONTANDO A HISTÓRIA MUSICAL DO RIO DE JANEIRO


ECCHOS
DESENVOLVENDO O TEMA DO AQUECIMENTO GLOBAL


E-MAIL : elizmascarenhas@hotmail.com

Nenhum comentário: